sábado, 26 de julho de 2014

Aquecimento x alongamento: o que você precisa saber

Olá, gente que se movimenta!
O post de hoje vem esclarecer a maneira correta de preparar o corpo antes da dança. Você não faz dança? Não tem problema! Esse post serve direitinho pra quem faz qualquer tipo de exercício físico. Vamos lá?


Eu contei com uma convidada muito especial: a bailarina e fisioterapeuta Mariana Guimarães




Mariana é diretora e fisioterapeuta especializada em Pilates do Castelo da Dança e PhysioFit Stúdio. Tem muita propriedade pra falar do assunto, pois a vida toda foi bailarina e com certeza passou pelos mesmos conflitos que muitos bailarinos hoje passam: qual é a maneira mais correta de preparar o corpo para as atividades físicas?




Olha o que a Mari nos conta:


"Um erro cometido habitualmente em salas de aula pelos bailarinos é iniciarem uma atividade física ser tem aquecido o corpo previamente, o aquecimento não deve ser substituído pelo alongamento, ambos são complementares para um bom desenvolvimento durante as aulas." (Lembrem-se de que isso é válido pra qualquer atividade física, mesmo não sendo a dança).

O aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, reduzir as tensões musculares, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões. Já o alongamento tem como principal efeito o aumento da flexibilidade que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.


O principal objetivo do aquecimento geral é preparar a musculatura para a atividade a ser desenvolvida, uma corrida leve, pequenos saltos, girar os braços, flexionar os joelhos são bons exemplos. O aquecimento específico pode ser realizado após o geral sendo distinguido por serem exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior.



Os exercícios de alongamento como, por exemplo, tentar tocar os pés com as mãos, inclinação lateral de tronco, com a mão no cotovelo cruzar atrás da cabeça, servem como uma profilaxia (prevenir ou atenuar) de lesões, tornando assim o alongamento de fundamental importância para a diminuição da rigidez e encurtamento muscular e condições limitantes do movimento.
















Portanto, bailarinos e esportistas, para melhorar o desempenho é necessário conhecer o próprio corpo, lidar com suas limitações e potencializar o treinamento de maneira correta, se aliarmos o aquecimento e o alongamento como itens obrigatórios antes de aulas, apresentações, competições e atividades físicas em geral estaremos dando a atenção e os cuidados devidos para o nosso material de trabalho que é o corpo. 
Agora é só vestir sua malha e começar...


tire suas dúvidas comentando abaixo ;)

                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário