sábado, 19 de julho de 2014

Você usa referências ou copia?

Oi, gente!
Hoje eu quero alfinetar vocês com um post provocativo. 

Quantas vezes você viu algum ator/atriz, pop star, cantor(a) usando algo e pensou: "É liiiiindo! Eu tb quero um!!!!" A Giovanna Antonelli com certeza iria concordar comigo que a coisa funciona assim mesmo. Ela literalmente fez o azul ser a cor mais quente. Rsss...



Quando algum famoso aparece vestindo modelagens e padronagens (estampas) similares e fazendo uso insistente de alguma peça chave ou determinada cor, quer dizer que ele adotou um estilo específico; seja para vender algum produto o qual esteja assinando ou mesmo para comunicar visualmente alguma tendência. A linda Giovanna Antonelli incrivelmente consegue fazer as duas coisas com sucesso e, a cada personagem, ela deixa uma modinha a ser seguida. É aí que entra a minha questão: Você se apropria do uso de referências ou simplesmente copia indiscriminadamente tudo que está em alta?

Eu adoro muita coisa que é lençada na mídia (inclusive tenho o esmalte azul da Giovanna), mas defendo que temos que receber com muito cuidado essas informações e signos para usar e abusar deles sem perder a nossa identidade. Quem concorda levanta a mão! 

Pra te ajudar melhor a entender esse lado complexo da moda, eu vou explicar - na minha ótica - tendência e referência, ok? 


TENDÊNCIA: É a probabilidade de algo entrar em evidência e ser objeto de destaque, ou seja, a previsão do que será objeto/comportamento de um momento. Veja abaixo algumas tendências de cores e padronagens para o verão de 2015. Anota a dica, hein?




Verão colorido! Coloquei na cartela Pantone pra vc. Rss...


Na passarela, Stela Jean. E o tropicalismo continua muito bem, obrigado!


REFERÊNCIA: É uma informação, seja ela estilo, comportamento ou imagem que serve como base/inspiração/guia para a criação de um look e, até mesmo, novas tendências. É um conjunto de elementos que localiza uma criação.


A Cavalera explora a tendência tropical com referência na Ilha de Bali e no estilo folk.


Resumo da Ópera:

Por trás de uma tendência sempre tem alguma referência, então se você acha que copiando o modelito da pop star ou o cabelo do jogador da seleção está acompanhando uma tendência, cuidado! Você pode estar sendo um mero copiador! Minha dica é: antes de copiar tudo que a mídia oferece estude que tendência o seu ídolo está seguindo e faça dele uma referência pra criar/adotar um estilo que tenha a ver com seu modo de vida, tipo físico e personalidade. Afinal, nem tudo que os famosos usam vai ficar bacana em você!


Para expor sua opinião a respeito e tirar dúvidas deixe um comentário!








Nenhum comentário:

Postar um comentário