sábado, 26 de julho de 2014

Aquecimento x alongamento: o que você precisa saber

Olá, gente que se movimenta!
O post de hoje vem esclarecer a maneira correta de preparar o corpo antes da dança. Você não faz dança? Não tem problema! Esse post serve direitinho pra quem faz qualquer tipo de exercício físico. Vamos lá?


Eu contei com uma convidada muito especial: a bailarina e fisioterapeuta Mariana Guimarães




Mariana é diretora e fisioterapeuta especializada em Pilates do Castelo da Dança e PhysioFit Stúdio. Tem muita propriedade pra falar do assunto, pois a vida toda foi bailarina e com certeza passou pelos mesmos conflitos que muitos bailarinos hoje passam: qual é a maneira mais correta de preparar o corpo para as atividades físicas?




Olha o que a Mari nos conta:


"Um erro cometido habitualmente em salas de aula pelos bailarinos é iniciarem uma atividade física ser tem aquecido o corpo previamente, o aquecimento não deve ser substituído pelo alongamento, ambos são complementares para um bom desenvolvimento durante as aulas." (Lembrem-se de que isso é válido pra qualquer atividade física, mesmo não sendo a dança).

O aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, reduzir as tensões musculares, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões. Já o alongamento tem como principal efeito o aumento da flexibilidade que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.


O principal objetivo do aquecimento geral é preparar a musculatura para a atividade a ser desenvolvida, uma corrida leve, pequenos saltos, girar os braços, flexionar os joelhos são bons exemplos. O aquecimento específico pode ser realizado após o geral sendo distinguido por serem exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior.



Os exercícios de alongamento como, por exemplo, tentar tocar os pés com as mãos, inclinação lateral de tronco, com a mão no cotovelo cruzar atrás da cabeça, servem como uma profilaxia (prevenir ou atenuar) de lesões, tornando assim o alongamento de fundamental importância para a diminuição da rigidez e encurtamento muscular e condições limitantes do movimento.
















Portanto, bailarinos e esportistas, para melhorar o desempenho é necessário conhecer o próprio corpo, lidar com suas limitações e potencializar o treinamento de maneira correta, se aliarmos o aquecimento e o alongamento como itens obrigatórios antes de aulas, apresentações, competições e atividades físicas em geral estaremos dando a atenção e os cuidados devidos para o nosso material de trabalho que é o corpo. 
Agora é só vestir sua malha e começar...


tire suas dúvidas comentando abaixo ;)

                                                                                 

sábado, 19 de julho de 2014

Você usa referências ou copia?

Oi, gente!
Hoje eu quero alfinetar vocês com um post provocativo. 

Quantas vezes você viu algum ator/atriz, pop star, cantor(a) usando algo e pensou: "É liiiiindo! Eu tb quero um!!!!" A Giovanna Antonelli com certeza iria concordar comigo que a coisa funciona assim mesmo. Ela literalmente fez o azul ser a cor mais quente. Rsss...



Quando algum famoso aparece vestindo modelagens e padronagens (estampas) similares e fazendo uso insistente de alguma peça chave ou determinada cor, quer dizer que ele adotou um estilo específico; seja para vender algum produto o qual esteja assinando ou mesmo para comunicar visualmente alguma tendência. A linda Giovanna Antonelli incrivelmente consegue fazer as duas coisas com sucesso e, a cada personagem, ela deixa uma modinha a ser seguida. É aí que entra a minha questão: Você se apropria do uso de referências ou simplesmente copia indiscriminadamente tudo que está em alta?

Eu adoro muita coisa que é lençada na mídia (inclusive tenho o esmalte azul da Giovanna), mas defendo que temos que receber com muito cuidado essas informações e signos para usar e abusar deles sem perder a nossa identidade. Quem concorda levanta a mão! 

Pra te ajudar melhor a entender esse lado complexo da moda, eu vou explicar - na minha ótica - tendência e referência, ok? 


TENDÊNCIA: É a probabilidade de algo entrar em evidência e ser objeto de destaque, ou seja, a previsão do que será objeto/comportamento de um momento. Veja abaixo algumas tendências de cores e padronagens para o verão de 2015. Anota a dica, hein?




Verão colorido! Coloquei na cartela Pantone pra vc. Rss...


Na passarela, Stela Jean. E o tropicalismo continua muito bem, obrigado!


REFERÊNCIA: É uma informação, seja ela estilo, comportamento ou imagem que serve como base/inspiração/guia para a criação de um look e, até mesmo, novas tendências. É um conjunto de elementos que localiza uma criação.


A Cavalera explora a tendência tropical com referência na Ilha de Bali e no estilo folk.


Resumo da Ópera:

Por trás de uma tendência sempre tem alguma referência, então se você acha que copiando o modelito da pop star ou o cabelo do jogador da seleção está acompanhando uma tendência, cuidado! Você pode estar sendo um mero copiador! Minha dica é: antes de copiar tudo que a mídia oferece estude que tendência o seu ídolo está seguindo e faça dele uma referência pra criar/adotar um estilo que tenha a ver com seu modo de vida, tipo físico e personalidade. Afinal, nem tudo que os famosos usam vai ficar bacana em você!


Para expor sua opinião a respeito e tirar dúvidas deixe um comentário!








domingo, 13 de julho de 2014

Rapidinha alemã!!!

Oi, minha gente!
A Alemanha jogou bonito hoje, não foi? Fez uma linda copa e mereceu levar o tetra. E para homenagear essa equipe que mostrou pra que veio com muita competência, a rapidinha de hoje é das bandas de lá!!!  



Nada mais a cara do nosso blog do que relacionar tudo com a dança e a moda, não é?


Então... o video que você vai ver é de uma importantíssima coreógrafa chamada Pina Bausch. Ela era alemã e nos deixou um legado muito rico na dança. Ela ficou conhecida por retratar em seus trabalhos, o cotidiano de bailarinos e construir as coreografias em conjunto com eles. Visionária, Pina usou as suas vivências ao longo de viagens pelo mundo como inspiração e nos encantou com uma estética muito singular em suas obras. Veja só um trechinho de "Vollmond" (eu escolhi esse por ter um fundo musical com uma nuance brasileira):





E aí, curtiu? Deixe seu comentário!!!

sábado, 12 de julho de 2014

Rapidinha: fotografia de moda (beauty)

Oi, gente boa!

O pessoal lá do estúdio Estúdio Artis está com uma proposta legal de dar dicas através de vídeos. É o Artis tv. A primeira rodada foi sobre fotografia de beleza. E adivinha quem foi a modelete? Euzinha! hauhauhauhau... super curti! Aliás, eu curto todos os trabalhos do Artis e tenho orgulho de fazer parte daquele pedacinho de chão gostoso.

Quem ama foto vale a pena conferir pq dá pra aprender um tantão assim nesse vídeo. Quem gosta de moda vai perceber como funciona o trabalho de um fotógrafo que, diga-se de passagem, não é só click!

Depois que ele mostra alguns macetes legais da foto, vem a parte que ele.... Ahh... assite aí pra ver!




E aí, curtiu? Deixa seu comentário! 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Saiba qual é o seu tipo físico e como valoriza-lo (versão para eles)

Tem um tempinho que eu fiz um post sobre tipo físico, mas era mais voltado para o corpo feminino e hoje estou aqui para me redimir com vocês: homens que querem dar aquele up na sua imagem.

Huuummm... isso muito te interessa, hein? Rss...
Quantas vezes você já ouviu falar em "valorizar a silhueta" e ficou sem saber como fazer isso? Afinal, que diabos é silhueta, Joaninha?
Take it easy, meninos!

A silhueta é o conjunto de linhas que dá a forma que o nosso corpo tem. Cada corpo tem a sua silhueta e quando ela é entendida e valorizada pode mudar a percepção das pessoas em relação a você; aumentar a auto-estima e auto-confiança. Você começa a usar as peças mais adequadas ao seu corpo, cria pontos de equilíbrio, acentua alguns pontos físicos e neutraliza outros... Só vantagem!



Vamos então conhecer os variados tipos físicos?



Se os seus ombros são mais estreitos do que os seus quadris, então você se encaixa nesse perfil de corpo. O truque de equilíbrio aqui é usar peças que realcem os ombros, fazendo com que tenham a aparência mais larga em equilíbrio com o quadril. Jaquetas, blazers e casacos estruturados são uma boa opção para esse efeito, principalmente se tiverem volume da região do ombro.

Na parte inferior, as peças de cores mais escuras ajudam a disfarçar o quadril. Outra dica: opte por calças e bermudas retas, mas cuidado para não errar no tamanho, afinal disfarçar o quadril não significa vestir algo folgado, hein?



O corpo retangular tem aparência bastante reta, ou seja, os ombros, a cintura e o quadril estão praticamente na mesma largura. O que você deve fazer é criar curvas a partir da modelagem: as golas decotadas são legais para esse efeito, principalmente a do tipo "V". Usar peças que atraiam a atenção para a região central do corpo funciona bem. Que tal um blazer   acinturado para completar seu look?

Na parte inferior brinque com o volume a partir de peças com bolsos aparentes. As calças e bermudas retas vestem bem essa silhueta.




Essa silhueta é a mais equilibrada. A largura dos ombros, cintura e quadril estão em perfeita harmonia! Brinque com as estampas, texturas, volumes, cores porque tudo lhe cairá bem. Não esqueça o bom senso. Nada de exageros, hein?! 

No caso desse tipo físico o equilíbrio será dado no contraste de cores (para cada cor forte contraste uma peça de cor sóbria); no uso de uma peça estratégica que valorize seu look (chapéus, echarpes...).
Criatividade e bom senso, garoto!




seu pescoço é grosso? Seu braço é roliço e cheio? Sua linha da cintura tende a ser bem larga? Está um pouquinho acima do peso?Então você tem o corpo oval. No seu caso, o objetivo é afinar o seu tronco e alongar a sua silhueta. Pra isso opte por estampas verticais, cores sóbrias (vinho, marrom, azul marinho...) e gola "V". Quer uma dica? Jaquetas sem manga são uma boa pedida.

Na parte inferior use calças e bermudas retas. Se for usar cinto prefira um da mesma cor da calça/bermuda. Evite atrair a atenção para a região central do corpo.




Ombros mais largos que os quadris e parte inferior mais fina que a superior = corpo triângulo invertido. Nesse caso, você terá que valorizar a região do quadril para criar o equilíbrio com os ombros.
Usar peças de cores mais escuras em cima e de corte reto disfarçam bem o tronco. Gola tipo "V" cai bem.

Na parte inferior utilize cores mais claras e vibrantes para atrair a atenção para essa região. Calça com vários bolsos, jeans com lavagem clara, cintos mais largos... são várias as ferramentas para valorizar seu corpo. Agora é com você!


Meninos, muito cuidado!

As dicas acima são gerais e básicas. Tem muita coisa envolvida aí como o seu ambiente de trabalho, a sua altura, idade, estilo de vida... Então aproveitem bem e lembrem-se: Nada é regra! Não existe certo e errado. Agora corre na frente do espelho, perceba seu corpo e depois volte aqui pra me contar qual é o seu tipo físico. To te esperando!

E aí, gostou do post? Me deixa saber. Comenta, vai!