quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sobre balangandãs

Oi, gente!!!
Vocês já devem ter visto a minha brincadeira que acabou ficando séria e ganhou nome quase que por acaso: balangandãs! 
Pois é... lá um belo dia eu estava na madrugada (inquieta que sou) fazendo pulseiras pra mim e postei no facebook toda orgulhosa da minha moda. Daí um pedindo p eu vender daqui, outro de lá e o que era brincadeira acabou virando trabalho! Huauahuahau... 
Certo é que os meus balangandãs estão ficando famosos e eu resolvi fazer esse post super interessante pra vocês.

Afinal, o que é balangandã, gente? Lá vai...

Lá no século XVIII até as primeiras décadas do século XX, em épocas festivas,  as negras e mulatas baianas usavam um adorno na cintura cheio de penduricalhos. Eram os balangandãs. O adorno exótico funcionava mais ou menos como os berloques que estão super em alta hoje.

O adereço era composto de três partes:

  • a corrente que era presa na cintura como uma espécie de cinto
  • a nave que era uma base onde ficavam presos os penduricalhos
  • os balangandãs que eram exatamente os enfeites que ficavam pendurados

Acervo de balangandãs do museu Carlos Costa Pinto, Na Bahia


Os balangandãs, assim como os berloques hoje, representam a postura diante da vida, as crenças e sonhos, além da condição social. Era quase um elemento de magia, o que o torna tão peculiar e intrigante. Os balangandãs contam um pouco da história dos nossos antepassados que não deixa de ser também a nossa história!


Crioula baiana e seus balangandãs (1904-1915)

Agora que vc já sabe de onde vêm os balangandãs, que tal dar uma passadinha lá na aba "balangandãs" do blog e ver os meus? Rss...


E aí, curtiu? Me deixa saber. Comenta, vai!


Nenhum comentário:

Postar um comentário