Vamos conhecer um pouquinho mais de ballet hoje?
A morte do cisne, que nada tem a ver com o Clássico "O lago do cisne" é uma das mais belas coreografias de ballet clássico já vistas.
A peça "Le Carnaval des animaux" (O carnaval dos animais), de Camille Saint- Saëns foi criada em 1886. A peça contém vários movimentos com temas de animais e pode-se dizer que tem um certo toque lúdico. O coreoógrafo Michel Fokine destacou um dos movimentos da peça, o "Le cygne" (O cisne) e o transformou numa obra de arte completa feita de música, dança e expressão em amplos sentidos. Ele criou a coreografia "A morte do cisne" em 1905. Trata-se de uma coreografia solo clássica em que uma bailarina representa um cisne em seus últimos momentos de vida. A obra foi dançada inúmeras vezes pela bailarina russa Anna Pavlova que participou desde o processo de composição.
Atualmente a coreografia praticamente caiu em esquecimento, talvez pela grande força que o clássico "O lago dos cisnes", de Tchaikovsky tenha sobre o mundo do ballet. Por isso fiz questão de abrir espaço para falar sobre essa linda obra que merece todo o respeito!
Agora que você já sabe n vai mais confundir "O lago do cisne" com "A morte do cisne", não é? Rsss...
A coreografia da morte do cisne foi se modificando ao longo do tempo e abaixo você pode conferir o video que mostra uma versão mais atual e divinamente executada pela maravilhosa Svletana Zakharova.
E aí, curtiu? Me deixa saber. Comenta, vai!
Eu sempre me emociono com a morte do cisne! Parabéns pela postagem Jô! :D
ResponderExcluirÉ lindíssimo mesmo, Lari! Obrigada!!!
Excluir