sexta-feira, 7 de abril de 2017

O que você não sabia sobre Coco Chanel

Muito bom dia, boa tarde, boa noite, gente boa!

Antes de começar esse post quero dar um anúncio pra vocês:

Como eu tinha dito no meu último post (anos luz atrás. Rsss...), eu vou fazer um "live" na  página do Srtajoaninha lá Facebook. Anota aí a data: dia 10/04/2017, próxima Segunda-feira, às 7 da noite do horário de Brasília. Eu vou falar um pouco sobre mim, sobre o blog e espero que vocês apareçam lá pra tirar suas dúvidas, dar opiniões e conversar comigo. Meu maior objetivo com esse vídeo ao vivo é saber quem está acompanhando o blog e o que vocês gostariam de ler no futuro, além de me apresentar "pessoalmente" pra vocês. 

Anúncio dado, agora vamos ao assunto do post de hoje:    

COCO CHANEL

Vou arriscar dizer que quase todos de vocês que estão lendo esse post já ouviram falar de Coco Chanel, uma das estilistas e lançadoras de tendências mais influentes da história da moda. Por exemplo, Chanel foi a primeira a utilizar o tecido jérsey (tecido que era usado em roupas masculinas) na criação das suas coleções. 



Também, ela criou o "tweed suit" lutando contra as influências sociais ao modo de vestir feminino. Como muitos dos grandes nome da história, Chanel se destacou por estar à frente do seu tempo e inovar. Ousadia, gente! No bom sentido, é claro! Rss...


O que você provavelmente não sabia sobre Chanel é que, além de estilista, ela também foi figurinista. O que é isso, Joaninha? Pois bem... figurinista é a pessoa que desenha e muitas vezes também costura figurinos pra dança, teatro, televisão...

A história é a seguinte: em 1924, a Dança passava por várias transições de estilo e um deles era o Ballet Russe produzido por Serge Diaghilev. Muitos dos coreógrafos que criavam para a companhia de Diaghilev trabalhavam em parceria com outros artistas como troca de favores. Seria mais ou menos assim: "Picasso, você faz o cenário do meu espetáculo e em troca eu divulgo o seu trabalho e te ajudo a aumentar a sua credibilidade como artista, rola?" Isso realmente aconteceu, gente! Picasso literalmente entrou na dança.  

Nijinska que era uma das coreógrafas da companhia de Diaghilev fez o mesmo. Ela estava montando a coreografia "The Train Bleu" ("O trem azul") que descrevia um resort turístico na Riviera francesa. Uma coreografia alegre e animada merecia um figurino à altura. E adivinha quem trabalhou em parceria com Nijinska? isso mesmo... CHANEL!!! É, minha gente... todo início é difícil e até Chanel trabalhou em troca de divulgação.


imagem do figurino e foto dos bailarinos em cena.

bailarinos usando figurino por Chanel


Atualmente, os figurinos de Chanel estão expostos no Victoria & Albert Museum em Londres. os figurinos estão desgastados devido ao uso repetido pelos bailarinos. Se vocês estiverem ou forem à Londres dá uma passadinha pra conferir de perto.

Agora eu vou deixar vocês com o vídeo da coreografia pra matar a curiosidade. Espero que vocês tenham curtido saber da breve relação de Chanel com a Dança. É a moda e a dança fazendo história juntas novamente. Amo muito  tudo isso! Até Segunda, gente! :)

slides com imagens da produção original

versão atualizada (figurinos foram replicados)