quinta-feira, 17 de março de 2016

A moda sustentável: 3 coisas que você vai curtir saber

E o primeiro post do ano sai no meio de Março! Rsss...
Tem desculpa, Joaninha? Pois é... tem não! Mas pra você que está chegando agora, eu escrevi lá na página do facebook que minhas postagens nunca terão dia certo para aparecer. Mas sempre vai ter post, então fica de olho na página do Srtajoaninha. Blá, blá, blá... coisa e tal... vamos ao que interessa!!!

Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade, uma vez que o assunto está na moda já tem algum tempo. E está na moda meeeeesmo: li-te-ral-men-te. A indústria têxtil é uma das quatro que mais consome recursos naturais, gente! E quem diz isso é o Environmental Protect Agence, um órgão americano que monitora mundialmente a emissão de poluentes. Por isso é importante a gente pensar em alternativas que ajudem ao nosso meio ambiente. Vamos conhecer agora três excelentes iniciativas em moda sustentável que vai fazer você elevar as sobrancelhas:



  • O SAPATO QUE VIRA ÁRVORE:


http://www.oatshoes.com


A empresa holandesa Oat criou um sapato que tem sementes internas na sola. Assim, ao invés de jogar fora seu sapato velho e furado, você planta ele e dá ao mundo mais uma árvore. Isso sim é nota 10 em sustentabilidade! O legal é que até sapatinho de neném eles vendem. 

  • TECIDO DA MACONHA:



Diferente da cannabis sativa, da qual se produz a maconha e o haxixe, a cannabis ruderalis tem uma quantidade mínima de THC (princípio psico-ativo da cannabis) e é utilizada na produção de tecidos, combustível, papel, cosméticos e comida. Seu cultivo é considerado fácil, uma vez que não necessita de muita água, cresce rápido, não necessita o uso de inseticidas por ser naturalmente resistente a ervas daninhas e se adapta a diversos climas e solos. Por essas razões, o cânhamo (hemp, em inglês) é o queridinho da indústria sustentável. O tecido é muito resistente, transpirante, e de toque e visual similar ao linho. A fibra de cânhamo é também frequentemente misturada ao algodão. Outra particularidade do tecido é que ele é mais resistente do que o algodão puro e tem facilidade de tingimento, além de não ter custos elevados. O probelma é que é proibido o cultivo da cannabis a fim de produzir o fio. Já o porquê é uma polêmica que deixo pra vocês pensarem. Rss...

  • FIO DE PLÁSTICO:




Vocês provavelmente já ouviram falar de Pharrel Williams (à esquerda na imagem acima), aquele que canta o famoso hit "Happy". O que vocês não sabem é que ele é co-fundador da empresa Bionic Yarn que produz fio a partir do plástico retirado dos oceanos. Pharrel também criou coleções de roupa a partir desse fio, sendo até premiado pela iniciativa. Ele também é responsável por mais duas marcas de roupa (à direita da imagem acima, algumas peças).




Pois é...

Eva Kruse, chefe executiva da Danish Fashion Institute, em Copenhagem disse: "Como pode a moda intitular-se sustentável, desde quando ela é relacionada ao consumo?"

E ela mesma respondeu: "...mas a moda pode ser sustentável se nós nos concentrarmos em menos impacto na sociedade e no meio ambiente"





Um abraço fashionsustentável, gente!!!