quinta-feira, 27 de março de 2014

conhecendo um figurinista!

Uma delícia escrever esse post!!! Falar ao mesmo tempo de duas coisas que eu amo é o must! Ahhh...moda...ahhh...dança...(suspiros. Rsss...)


Você sabe o que um figurinista faz? Claro, claro... ele cria figurinos. Mas será que é só pegar um papel e sair desenhando?
O figurinista do teatro Municipal do Rio de Janeiro, Manuel Prôa nos conta que seu trabalho envolve muita pesquisa e tempo dedicado. Isso é visível em suas peças que são um verdadeiro arraso de beleza e bom acabamento.Digo com conhecimento de causa, hein? 

Era uma vez...
O simpático Manuel que veio de lá de Portugal para o nosso Brasil onde começou a trabalhar em 1974 com carnavalescos como Edmundo Braga, Maria Augusta e Paulinho do Espírito Santo. Passou pelas escolas de samba: Salgueiro, Unidos de Padre Miguel e Portela, num total de 10 anos. Em 1982, ele começou sua jornada no Teatro Municipal do Rio, onde permanece até hoje como figurinista.Manuel também desenvolve figurinos para a EBATECA aqui em Salvador e outras escolas de ballet pelo Brasil. Que currículo, hein?

Perguntei a Manoel como é o processo da criação de um figurino de ballet antes de chegar ao desenho e peça finais:

"Quando desenho pra o Natal (que é mais especifico), criamos uma historia, daí, criamos os personagens e desenhos dos figurinos, juntamente com a cenografia. Tudo com muita conversa com a criadora da historia.
Quando dá, me mandam a coreografia , via Internet, e vejo se que o que criei está de acordo com a mesma. Se não adapto o figurino já desenhado pra não perder a característica, mas ajustando pra coreografia...Quando pedem roupa pra concurso, me mandam referências e eu as uso como base ou crio a peça em cima do que for pedido."

A criação de figurinos, sobretudo os de dança exigem muito trabalho em equipe onde um tem que estar conectado com o trabalho do outro.Não é fácil criar algo belo, de bom acabamento e funcional. Como bailarina posso dizer que um figurino pode ser o sucesso ou a derrota de uma coreografia. Quem usa um figurino "by Manoel Prôa" com certeza não se decepciona.
Dá só uma olhadinha nas imagens abaixo e veja como é belo o trabalho do Manoel:


Toureiro. Ballet "D. Quixote" Bertha Rosanova

Ballet "Sonho Encantado" - RGN- Natal /2013 Fada da Luz e secto das sombras

"Fadas do Arcos Iris" e "Gnomas" - Natal ( sonho encantado-2013)

"Pas de trois" - Ebateca - 2013

 Tutu branco pra Campos dos Goitacazes

Ballet Giselle 2º ato -Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Joaninhas - baby class- ballet "Sonho encantado"/2013- Natal

Ebateca - 2013/Napolitana

 IIº Ato de "Giselle" / willes ( corpo de baile)

Caludia Mota - Rainha das Neves - Ballet "O Quebra Nozes"

 Tutu para o Ballet Paquita - Campos dos Goitacazes- 2013 (suite)

Ballet "O Quebra Nozes" - 2013 - "Sraº Stambaun"

Ana Botafogo 1º ato ballet "Gisele" ( cena da Loucura )

Pas de deux do cozinheiro chefe e Governata do Ballet "Bodas de Ouro" - Natal

lembrancinhas da festa ( pre ballet ), "Bodas de ouro" - Natal

Marcia Jaqueline (1º bailarina do Theatro Municipal) , 3º ato do Ballet "Lago dos Cisnes". Ao fundo, Tarantela

"Madame Bombom" - 2º ato de Quebra Nozes

"Kitri" Ebateca Lauro de Fretas

Marcia Jaqueline e Moacir "fada açucarada e príncipe" - O Quebra nozes

 "Cozinheiro" - 2ºato - Quebra Nozes

Ebateca Lauro de Freitas

"Paquita" Ebateca

Cecilia Kerche em "Fada Açucarada" - O Quebra nozes


Gostou? Me deixa saber! Comenta, vai?




terça-feira, 11 de março de 2014

E aí, qual é o seu estilo?

Você já sabe que existem estilos diferentes de se vestir. Agora eu vou ajudar você a identificar o seu estilo. Isso não significa que você possua apenas um estilo, mas sempre tem aquele predominante. E como é que se identifica isso? É simples: pela personalidade, hábitos e gostos.

Vamos lá? Abaixo você vai encontrar os estilos mais conhecidos. Depois me conta qual é o seu, tá? Rsss...



ESTILO ESPORTIVO:  Se você não gosta de gastar tempo com vaidades e busca praticidade na hora de se vestir é provável que você tenha uma tendência a seguir o estilo esportivo. Esse estilo não se define apenas pelo uso de roupas para praticar exercícios físicos ou esportes. A pessoa que possui estilo esportivo busca estar confortável sem se preocupar com peças muito elaboradas. Essas pessoas geralmente buscam qualidade e conforto nos tecidos e modelagens amplas. Um bom exemplo disso são as peças oversized (blusões, calças largas...). 
Algumas características de quem adota esse estilo:

  • espontâneo, comunicativo
  • informal
  • saudável, ativo, energético
  • básico, casual
  • despreocupado

obs.: muito cuidado com esse estilo nas ocasiões formais.


ESTILO CLÁSSICO: Há quem chame esse estilo de "elegante", mas eu defendo que podemos estar elegantes em qualquer estilo então eu prefiro defini-lo como clássico. Quem adota esse estilo sempre passa uma imagem refinada, chic. São pessoas que gostam de qualidade (peças duráveis), não seguem modismos e procuram estar impecáveis na aparência. Echarpes, Scarpins, peças em seda são alguns itens que se pode encontrar em um guarda roupa clássico.
Algumas características de quem adota esse estilo:
  • opinião firme, segurança
  • bem sucedido
  • preparado
  • formal
  • sofisticado e imponente





ESTILO TRADICIONAL: Também chamado de conservador esse estilo é para aqueles que são mais sérios e rígidos. São pessoas extremamente tradicionais e não seguem moda. Geralmente parecem vestir-se sempre da mesma forma devido ao tradicionalismo e formalidade.
Algumas características de quem adota esse estilo:


  • organizado
  • sério e formal
  • conservador e contido
  • confiável




ESTILO ROMÂNTICO: Esse estilo talvez seja o mais fácil de identificar pelo uso costumeiro de estampas florais, babadinhos, rendas...
Pessoas adeptas a esse estilo geralmente são delicadas e meigas. Gostam de trazer ares de outras épocas na maneira de vestir e apreciam o belo.
Algumas características de quem adota esse estilo:

  • distintos e refinados
  • sensíveis e gentis
  • românticos 
  • juvenis





ESTILO SEXY:  Esse estilo é para aqueles que são exuberantes, extrovertidos. Nesse estilo você vai notar a presença de decotes, recortes e modelagens  que marquem bem a silhueta. Animal print, tons quentes e transparencia também marcam presença aqui.
Algumas características de quem adota esse estilo:

  • exuberante
  • glamuroso
  • corajoso e confiante
  • sensual e provocador


 


ESTILO CRIATIVO: Por definição você já sabe, mas pra ficar mais claro eu explico...
Pessoas que gostam de misturar peças de diferentes referências no mesmo look. E conseguem um visual harmônico com criatividade. Geralmente são pessoas que gostam de transformar ou até mesmo fazer suas peças e são antenadas com moda e arte. Estão longe de serem conservadoras. Rss...
Algumas características de quem adota esse estilo:

  • inovadores
  • exóticos
  • aventureiros
  • autoconfiantes
  • artísticos


ESTILO DRAMÁTICO: Uau! É o que vc pensa ou fala quando vê alguém com esse estilo porque essas pessoas nunca passam despercebidas. São altamente teatrais e adoram mistura de cores e muita informação. Seus looks sempre têm algum impacto. Isso não significa que estejam ridículas, apenas têm personalidade forte e são sofisticadas.
Algumas características de quem adota esse estilo:

  • atraentes
  • seguros
  • modernos
  • firmes e severos
  • contemporâneos
  • distantes


Todas as imagens selecionadas nesse post foram escolhidas com base nas tendências para o inverno 2014. Assim a gente mata dois coelhos numa cajadada só, não é? Rsss...

Você vai ver que um estilo pode ter referências de outro, por exemplo: um estilo sexy pode trazer referências românticas (laço, renda...)
Isso é importante pra você ver que temos/usamos vários estilos como eu disse no início do post, mas aquele que te define é o que predomina em você! ;)


Agora que você já conhece os principais estilos, que tal um exercício simples?
Ok... olhe para cada imagem de cada estilo com calma e atenção. Olhou? Então tente identificar se algum look de determinado estilo traz referência de outro e identifique que estilo é esse. Faça o mesmo com imagens da internet.Você vai ficar fera nos estilos e vai ser fácil identificar o seu predominante.

E aí, gostou? Então me deixa saber. Comenta, vai!