terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

6 motivos para praticar o ballet clássico!

Defensora árdua do ballet clássico, eu tinha que postar isso, né?
Menino e meninas, dancem!!! Tá triste? dance! Tá estressado? Dance! Dançar é um remédio pro corpo e pra alma. E o ballet clássico?
Tá bom... 6 motivos pra você dançar ballet:



  • BALLET AJUDA NA MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO:


Os exercícios de ballet são de raciocínio e exigem concentração para a memorização dos passos. Com a prática regular, você adquire boa memorização; fácil concentração e noção de espaço e direção. E isso não apenas durante as aulas, mas no seu dia-a-dia.



  • BALLET TE DEIXA DISCIPLINADO:
Você já deve ter ouvido algo do tipo: "as bailarinas são tão certinhas..." ou então: "são tão iguais que parecem soldados do exército no palco." Isso não é tãaaaao mito, mas também não é tãaaaooo verdade. Certo é que o ballet tem a sua organização e tradição. Desde o momento em que se entra na sala até o final da aula, o que se aprende é a ter muita disciplina. Respeito ao seu professor; resistência física; saber escutar; saber se portar e se colocar no espaço; cuidar dos seus pertences, ser independente e também saber dar a vez ao colega. São coisas que nós bailarinos levamos também para nossas vidas.


  • CORRIJA SUA POSTURA COM O BALLET:
As bailarinas clássicas são sempre eretas e elegantes. Essa postura vem das aulas, onde os professores exigem sempre uma boa colocação da coluna e a barriguinha bem presa. Opa! Lembrou do seu personal na academia né? Agora imagina isso sendo exigido a cada segundo, váaaaaarias vezes no dia e na semana. Não tem como são se policiar e o resultado é um corpo elegante, mesmo sem perceber.



  • BAILARINOS TÊM REFLEXOS E PERCEPÇÕES AGUÇADAS:
Não que isso envolva todos os bailarinos... sempre tem aquele com mais dificuldade, né? A técnica clássica é cheia de "pegadinhas" (isso me lembra um professor que quando vai passar um exercício para confundir o cérebro fala: "posso brincar?" rsss...). Existem muitos exercícios que exigem respostas rápidas e isso ajuda a trabalhar o cérebro e as percepções. Se você está em uma coreografia interagindo com outros bailarinos, então isso será muito útil para seus reflexos. Muita gente dividindo um mesmo espaço tem sempre maior chance de tombos e esbarrões, não é mesmo?


  • SENSIBILIDADE MUSICAL:
Ahhh... quem gosta de música como eu sabe o quanto é gostoso ouvir cada nota. Agora imagina dançar cada nota?! É preciso muita musicalidade pra dançar, principalmente pra dançar ballet. Adágios, allegros, valsas... cada música com organizações diferentes que exigem um ouvido e alma sensíveis. Tem que ser apaixonado como eu!!! Rsss...



  • BALLET TRAZ FLEXIBILIDADE E MODELA O CORPO:
Não quero dizer com isso que você vai ser o homem borracha ou mulher elástico, mas que a sua flexibilidade irá melhorar, eu garanto! Por isso é importante começar desde cedo quem quer seguir a carreira de bailaino. Os músculos estão em desenvolvimento e são naturalmente mais flexíveis. Ballet é bom em qualquer idade porque é uma atividade cardiovascular que engloba respiração consciente, além de modelar o corpo e manter o condicionamento físico. Quem pensa que aula de ballet é fácil está precisando fazer uma aulinha pra conhecer, hein? 





Eu poderia escrever ∞ motivos pra você fazer ballet, mas acho que esses já são suficientes pra fazer você pensar na possibilidade. Vamos lá! Não importa a sua idade... seja bailarino! Seja bailarina!




E aí, gostou? Me deixa saber. Comenta, vai!